Conseguimos TODOS completar o Audax 200Km. De uma maneira ou de outra, todos conseguiram pedalar até o final, que no fundo, é o que interessa, por isso deixo aqui meus mais sinceros parabéns para o grupo todo e uma menção honrosa ao nosso grupo de apoio: Sandra, Marta, Bruna e Sávio que nos acompanharam durante o trajeto. Em breve colocarei as fotos e o filme, devidamente editado.
Também vou deixar aqui meu relato (ou percepção), com relação ao evento:
Primeiros 50Km
Como é de praxe, a largada é complicada porque todos os ciclistas se espremem em um acostamento limitado. Aí fica difícil acompanhar um grupo. O negócio é deixar o "tumulto" se dissipar nos primeiros Km, e foi o que aconteceu. Nosso grupo conseguiu agrupar-se lá pelo quinto Km. Como não haviamos combinado nada antes da largada, o Zoanir ficou mais a frente e não teve como participar junto conosco dos primeiros 50Km.
O restante do grupo tentou se organizar para pedalar em pelotão e tirar proveito das vantagens dessa estratégia. Nestes primeiros 50Km até que funcionou bem. O pessoal das speeds "speedeiros" seguraram um pouco para acompanhar as MTB. O Edmilson comandou o grupo orientando o pessoal para não se dispersar. Lá pelo Km 30 arrebentou a corrente do Albino, mas ele estava preparado. Um conserto rápido resolveu o problema.
Tudo certo. Todos descansados, fresquinhos... foi uma beleza.
50Km a 100Km
Partimos todos juntos novamente, pedalando em pelotão, a estratégia funcionou bem até o quilômetro 70, quando percebemos que o ritmo imposto ainda estava alto para as MTB. O Bruno e o Albino sentiram um pouco neste trecho, mas foram em frente.
A estrada era uma beleza! as paisagens deslumbrantes e o clima parecia ter sido encomendado na medida certa. Nesse embalo, tomamos uma bronca da organização por pedalar no meio da pista, mas não tinha como ser diferente. O acostamento era estreito e ruim, já a pista era um tapete, e quase não passava nenhum carro. Chegamos ao PC100.
100Km a 150Km
Também partimos todos juntos, mas logo nos primeiros quilômetros percebemos que os speedeiros estavam imprimindo um ritmo que prejudicaria o pessoal de MTB. Já com um certo cansaço, o grupo não conseguiu manter a coesão mantida na primeira metade do percurso. Nesta altura, o grupo já não conseguia manter um revezamento sincronizado. A separação do grupo foi inevitável, mas foi a decisão mais acertada.
Agora com dois grupos, cada um manteve o seu ritmo ideal para conseguir completar o percurso. Eu furei o pneu traseiro no Km 135.
150Km a 200Km
Edmilson e eu (Flávio) chegamos primeiro ao PC150. Logo depois chegaram o Célio e o Zoanir.
Descansamos uns cinco minutos e partimos para os últimos 50Km.
Logo depois chegou o pessoal do segundo grupo: Bruno, Marcos, Ricardo e Albino.
Logo no Km 155 furou novamente o meu pneu traseiro. O Zoanir e o Célio continuaram, enquanto o Edmilson me esperou para prosseguirmos juntos.
Lá pelo Km 175 nos encontramos novamente com o Zoanir e o Célio e fomos juntos até o final. Com 9h40min completamos o percurso de 200Km. Alguns minutos depois, o pessoal do segundo grupo também completou o percurso.
Confesso que fiquei muito feliz por todos.
O mais importante, no final de tudo, é que ninguém desistiu. Todos alcançaram o objetivo maior que era completar o percurso dentro do limite de tempo estipulado. O resto é passado.
Deste audax vamos levar muitas recordações, aprendemos algumas lições, nos conhecemos melhor, fortificamos nossos laços de companheirismo e amizade, erramos, acertamos, furamos pneus, arrebentamos correntes, separamos o grupo, completamos o percurso. Saibam vocês, amigos do grupo, que só se aprende errando e corrigindo os erros. Isso nos dá experiência, conhecimento e sabedoria necessária para alcançar objetivos maiores, e lembrem-se: Ninguém chega a lugar algum sozinho.
DERROTADO É AQUELE QUE NÃO TENTA...FRACASSADO É AQUELE QUE NÃO LUTA...
E VITORIOSO É AQUELE QUE NUNCA DESISTE!
(autor desconhecido)
Nenhum comentário:
Postar um comentário